quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Fornalha - A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte II





A Saga Crepúsculo - Amanhecer Parte II
EUA, 2012 -  115 min.
Direção: Bill Condon
Roteiro: Melissa Goldenberg
Elenco Principal: Kristen Stewart, Robert Pattison e Taylor Lautner




          Disqueteiros do meu Brasil e do mundo, hoje teremos um especial com dois posts com muitas novidades! Nesse primeiro, me dedicarei ao cinema e o filme escolhido é o mais comentado dos últimos tempos: Amanhecer Parte II.
          Sim, tive a coragem de ir assistir no dia da estreia e sim, o cinema estava lotado. Não sou um grande fã da saga, mas também não sou um hater total. Ao ler as críticas hoje pela manhã, fiquei com todos os meus muitos pés (rs) para trás. Mas, depois de assistir, percebi que se criou um certo negativismo nas pessoas com relação a Saga Crepúsculo.
          É claro que tanto os livros como os filmes são muito incoerentes a mitologia que envolve o vampirismo e o romance é o fator principal de ambos. Porém, por serem narrados por uma adolescente insegura, seria óbvio que ele seria ralo e água com açúcar nas horas mais tenebrosas e que exigiriam mais ação. Mas, no quesito romance e conflitos pessoais, é como qualquer outro livro ou filme.
          De toda a saga, Amanhecer foi o único livro que eu li. Achei uma literatura de entretenimento, sem grande didatismo e profundidade, mas que entretinha e que por fim fazia seu trabalho.Porém, não chegava nem perto do belo e bem construído Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice. Então, veio a primeira parte em filme. Sinceramente, por ter um pequeno afeto pelo livro, não curti muito. Considerei muito vago e pouco espirituoso, assim como os outros anteriores (tirando Lua Nova, que eu gostei mesmo não tendo lido o livro). Então, sai da sala do cinema como havia entrado.
          Passaram-se um ano e chegou a segunda parte. Minha amiga, sem eu saber, comprou o ingresso antecipado para assistirmos no dia da estreia. Fiquei imaginado adolescentes histéricas girando nos meus sensíveis ouvidos e o cinema lotado. Dos dois, apenas cinemas lotados. Gritos, só nos ápices.
          Bom, o filme é legal. Tem seus defeitos, é lógico, afinal toda a saga no cinema foi retratada de uma forma pouco honrosa anteriormente, e eles não são poucos. Os efeitos especias, para começar, não é lá aquelas coisas. Renesmee, enquanto bebê, era uma barata computação gráfica que pretendia acompanhar o crescimento da criança até torná-la da maneira que a atriz, Mackenzie Foy, de 12 anos, realmente é. Seus movimentos são estranhos e até os ávidos fãs concordaram. Outro defeito é a falta de consistência que os outros vampiros dão ao filme. Eles são apresentados vagamente, mostram seus poderes (que é outra incoerência com relação aos vampiros, onde já se viu um vampiro que controla os elementos da natureza, afinal, é um vampiro ou o Avatar?) e cenas dispensáveis de caras sem camisa só para aguçar as adolescentes cheias de hormônios . Os bons atores Michael Sheen e Dakota Fanning ficaram sombreados, não sendo muito bem aproveitados, para não tirar o "brilho", com o perdão do trocadilho, dos principais. Mas, fora isso (devemos lembrar que é um filme de entretenimento, pessoal), é bem fiel ao livro em sua construção (até o clímax, que é o encontro com os Volturi, mas sem spoilers, né). Retrata a facilidade que Bella tem de acostumar com seu recente vampirismo, além de ter pegadas cômicas em algumas partes. Tem cenas e diálogos belíssimos e o final então, fez todos chorarem (menos eu, estranho ou sensato). Como filme individual, sem sombra de dúvidas é o melhor da saga, coisa que não foi difícil de se alcançar.
        Toda a saga fez com que os atores ficassem maiores que seus personagens (tanto que a recente traição de Kristen foi vista pelos fãs da saga como sendo da própria Bella). E, por ser uma saga rasa que ganhou proporções gigantescas, incomodou a muitos, talvez sendo a real razão pela antipatia dos fãs dos ditos "verdadeiros vampiros". Mas, para esses fãs, devo dizer que Crepúsculo é apenas entretenimento, mesmo que ruim, tanto quanto essas ídolos teens que nada tem a oferecer, mas são venerados. Se você realmente não gosta, não se dê ao trabalho de levantar sua bela bunda cult e ir ao cinema assistir. Porém, mesmo que  você cultive uma pequena simpatia pela saga, ou quer apenas se divertir sem se preocupar muito com o perfeccionismo, vá com certeza.
        









0 comentários:

Disqueteira.. Tecnologia do Blogger.