quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mofolandia: Vamos voltar aos 80's com The Smiths?



Olá pessoinhas! Todos bem?
Hoje vamos abrir os armários e deixar sair ácaros e bactérias, vamos vasculhar o fundo do baú para essa grande estréia no Disqueteira! Com vocês, Mofolândia!

E para abrir nosso quadro de matar saudades com chave de ouro, vamos voltar até Manchester, na Inglaterra, mais precisamente no ano de 1982, onde ganhava fama uma pequena banda chamada The Smiths, que se apresentava em clubes locais e que lutavam por um reconhecimento na mídia.

Por que estrear com The Smiths? Porque além de ser uma banda obrigatória para todos os que se dizem "Rockers" hoje em dia, por a banda ter sido influência para muitas outras bandas em outras gerações, inclusive a nossa, e por ser uma das minhas bandas favoritas do meu acervo mofolândico (risos).



Garotos de calça jeans gasta e de cintura alta, camisas de cores fortes e com estampas psicodélicas. Uma época onde meninos e meninas usavam o mesmo corte de cabelo, cabelos repicados, curtos, mas lindos. Esse era o movimento New Wave, que a geração 80 tanto sente saudade. E com razão.


Banda formada por Patrick Morrissey nos vocais, Johnny Marr na guitarra, Andy Rourke no baixo e Mike Joyce na bateria, como principais compositores, e após o espaço que conseguiram fazendo seus shows, enviaram uma fita demo para a gravadora EMI porém, sem sucesso. Até que então entraram em parceria com a gravadora independente famosa na Inglaterra, a Rough Trade Records, que lançou 4 albuns dos garotos de Manchester.

O primeiro disco, clichê de todas as bandas, foi intitulado com o nome da banda, The Smiths em 1984, com o grande sucesso da música "This Charming Man", que alcançou o 2º lugar na parada britanica.




No ano seguinte, eles lançaram o albun "Meat is Murder" que se destaca as músicas "Well I Wonder", "What She Said" e "How Soon Is Now?", considerada pelos criticos, (e por mim) a melhor de toda a carreira dos meninos. Esse álbum assim que foi lançado, atingiu rapidamente a lista dos discos mais vendidos da Inglaterra.





O terceiro album da banda foi lançado em 1986, intitulado "The Queen is Dead" e o mais revolucionário da banda, com críticas diretas a familia real. Além da música que intitula o álbum, se destacam também "Bigmouth Strikes Again" e "The Boy With the Thorn in His Side"





Em 1987, a banda resolve se separar. Morrisey e Johnny Marr se desentendiam muito, então cada um foi pro seu canto.Mas antes disso acontecer, eles lançaram o album "Strangeways, Here We Come", que os consagrou como uma das bandas mais importantes da hisória do Rock.


E com vocês, minha música preferida deles:




Coletâneas lançadas:
Hatful of Hollow (1984)
The World Won't Listen (1987)
Louder Than Bombs (1987)
Best...I (1992)
...Best II (1992)
Singles (1995)
The Very Best of The Smiths (2001)
The Sound of The Smiths (2008)

Ao vivo:
Rank (1988)


Espero que vocês tenham curtido voltar ao passado e relembrar essa grande banda.
Grande beijo a todos!


0 comentários:

Disqueteira.. Tecnologia do Blogger.