sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Remember remember the 5th of November..."

E aí pessoal? Tudo bom?
Hoje é 5 de Novembro, 407º Aniversário de Guy Fawkes, e como homenagem a esse grande ícone Inglês, à 6 anos atrás foi lançado um dos filmes mais revolucionários da história do cinema, e como podem ver, um grande clássico para mim.


V de Vingança (V for Vendetta)
James McTeique





Sinopse: Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de viad ou morte por um homem usando uma máscara do Guy Fawkes, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo Inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir qual é o seu papel no plano do seu salvador para razer a liberdade e a justiça no país.
Filme produzido por Joel Silver, dirigido por James McTeique, o filme é uma adaptação dos quadrinhos de Alan Moore e David Lloyd, lançados pela Marvel.







Filme onde se para pra pensar em princípios e formas de governo. Influência para anarquistas e revolucionários, porém não se perde o romantismo nem a esperança de um futuro melhor.



Voce Sabia?

O lançamento do filme foi programado pela Warner Bros para o dia 04 de Novembro de 2005, um dia antes da comemoração do 400º Aniversário da Noite de Guy Fawkes, porém a data foi adiada só sendo lançado em 17 de Março de 2006.

Os cineastas removeram muitos dos temas anarquistas e as referências a drogas que estavam na história original e também alteraram a mensagem política para o que eles acreditavam que seria mais relevante para um público de 2006.

Guy Fawkes foi um soldado Inglês e católico que era membro da chamada "Conspiração da Pólvora, onde tentou explodir o Parlamento Inglês para matar o Rei Protestante Jaime I da Inglaterra, na noite de 5 de Novembro de 1605.

O plano de Fawkes foi descoberto e ele e seus companheiros foram torturados durante quatro dias na Torre de Londres antes de serem executados na forca, seguindo-se o arrastamento dos cadáveres pelas ruas e depois o esquartejamento dos corpos. '-'

A data foi instituída na Inglaterra como uma festividade pela sobrevivência do rei. Porém, ao passar dos anos, acabou virando uma festa de humilhação de Fawkes, com sua máscara sendo queimada nas fogueiras.

Anarquistas usaram esse filme para propagar a teoria política do Anarquismo.

O roteiro foi escrito pelos irmãos Wachowski, que são fãs dos quadrinhos de V de Vingança.

Natalie Portman raspou o cabelo de verdade nas cenas de tortura em que ela participa. Tadinha.


É isso pessoal! Espero que tenham gostado do post, assistam, aproveitem e também fiquem com aquela sensação revolucionária no peito que eu sempre fico após assistir esse filme. E por favor, não deixem esse sentimento morrer.

Até mais!





0 comentários:

Disqueteira.. Tecnologia do Blogger.